Proposta Pedagógica
Título: Educação Ambiental: da escola à comunidade.
Objetivos:
·         Refletir sobre iniciativas que tornam as cidades mais sustentáveis;
·         Propor possíveis soluções para melhorar a qualidade de vida da população local ( do entorno da escola ou da cidade);
·         Refletir sobre os problemas socioambientais das cidades;
·         Definir o conceito de planejamento urbano sustentável.
Conteúdo: Sustentabilidade. Planejamento Urbano e Cidades Sustentáveis.
Série: 1ª do 2º grau. Tempo: 4 aulas.
Recursos Didáticos; Quadro/piloto, Computador/internet, TV Pendrive/pendrive e livro didático, gravador, celular, máquina fotográfica.
Desenvolvimento das Atividades: 1ª aula – Exposição sobre o assunto Sustentabilidade. Envolver a classe com imagens digitais para analisar os principais problemas urbanos e discutir alternativas adotadas em sua cidade.
2ª aula – Debater sobre algumas práticas de sustentabilidade e planejamento urbano. Orientar os alunos a navegar na internet através de sites que serão indicados para encontrar o tema da pesquisa.
3ª aula – Apresentar os temas que estão relacionados à sustentabilidade das cidades: Mobilidade Urbana, Construções sustentáveis, Resíduos sólidos e Energias renováveis. Fazer uma rápida explanação sobre os referidos temas. Dividir a turma em 4 grupos, atribuir um tema para cada equipe e solicitar que elabore uma pesquisa com o objetivo de conhecer o que as pessoas da comunidade escolar sabem sobre esses temas.
4ª aula – Após a pesquisa orientar os alunos para formular um roteiro de questões objetivas até 10 e entrevistar em torno de 10 a 20 pessoas da comunidade escolar.
Conclusão: Após a entrevista, analisar as respostas dos entrevistados, organizar uma lista de propostas da comunidade para melhorar a qualidade de vida da população do entorno da escola e da cidade onde vive.
Avaliação: Avaliar a participação individual e em grupo e analisar o resultado da pesquisa e da entrevista.
Referências
Lucci, Elian Alabi. Branco, Eliana Lázaro.  Mendonça, Claudio. Geografia, Território e Sociedade no mundo globalizado. Ensino médio, vol.1 Ed. Saraiva,  2010 , São Paulo.
Textos Complementares www.mundojovem.com.br
4 Responses
  1. Unknown Says:

    Bela proposta! Gosto muito desse revista.

  2. Pró Emília Says:

    Oi Mari! Seu blog está ficando bem bonito. O design está maravilhoso. Uma verdadeiro "Espaço cultural". Embora não trabalhe com Geografia, achei a proposta pedagógica muito legal, pois aproveita temas atuais para despertar nos alunos o desejo de preservar o lugar onde vivem.
    Beijos!!!

  3. Unknown Says:

    Olá Marinalva!
    Parabéns pela proposta pedagógica, está antenada as novas tecnologias com a sustentabilidade faz parte dessa dinâmica que estamos vivenciando.
    Boa sorte!

  4. Unknown Says:

    Olá Marinalva!
    Parabéns pela proposta, está antenada às novas tecnologias junto a sustentabilidade faz parte da nossa vivência, que você continue progredindo no espaço interativo.
    Até breve e boa sorte!
    abraços!!

Postar um comentário

abcs